LIVING E TV NA DECORAÇÃO MADEIRAS
Regras” sobre mistura de estampas que dizia assim:
” a) Pegue o padrão em maior escala e com muitas cores. Qto mais cores tiver, mais fácil encontrar tecidos que combinem com ele.
b) Pegue um padrão de média escala com algumas das cores encontradas no primeiro padrão (deve ter uma estampa diferente).
c) Agora pegue um padrão em escala menor com algumas ou uma das cores. Ele pode ter um motivo similar a um dos 2 primeiros.
d) Adicione, se desejar, uma ou mais padrões bem pequenos ou texturas.”
OK! Totalmente válido, mas complicou, né ? Figurinhas são ótimas para descomplicar.Vamos lá:
Digamos que achei este tecido lindo abaixo e quero forrar uma poltrona lá de casa com ele. Veja as principais cores.Observe que há rosas (cor que os homens torcem o nariz, em geral)…
ATENÇÃO AGORA: Antes de sair escolhendo os demais tecidos para compor o ambiente, tenho que pensar em algumas coisas a mais (muitas, na verdade) e o IMPORTANTÍSSIMO é: Para quem é este ambiente ? Qual o “CLIMA” que quero que o ambiente tenha ? Se meu marido não gosta de rosa, o que fazer para usar esta estampa e ele se sentir bem nesta sala?
Isso é que deve nortear nossas próximas escolhas, pq se vc seguir as regras e não pensar nisso, vai ter uma combinação linda que não combina com o seu estilo ou que alguns usuários do espaço simplesmente detestam!
Bem, pensando nisso, escolhi, dentre fotos que tinha aqui, algumas combinações para ambientes/climas completamente diferentes:
A 1a combinação usa uma estampa listrada em um tecido grosso e 3 outros tecidos com textura proeminente. Este seria um bom conjunto para aquela sala em que seu marido (que não gosta de rosa) vai se sentir bem. O conjunto é masculino, tem um quê de étnico, há somente uma estampa: Listras que “formalizam” o ambiente e tbém permitem que ele seja mais agradável aos olhos do marido…. Escolhi o “rosa” mais forte, um vinho, pq é o mais masculino destes tons no tecido.
Mas vai que sua poltrona estará em um ambiente feminino, romântico, leve…Muda tudo! Escolhi agora uma estampa tbém floral, mas com o fundo escuro prá não ficar tão “mulherzinha” (rs!). O “rosa” é médio,sofisticado, feminino sem exageros. Há textura no tecido liso mais escuro e uma estampa tom sobre tom muito delicada no mais claro. O conjunto é leve, apropriado para um quarto de casal (mesmo sendo mais feminino), devido aos neutros e ao tom do rosa, mais “adulto”.
Esta nova combinação seria para um ambiente tipo sofisticado/simples, mais neutro, onde se deseja maior claridade (outro ponto importante a considerar – ambientes mal iluminados precisam de tons claros). O marrom mais escuro tem uma estampa, bem pequena, para não chamar demais a atenção mas ficar interessante. Os rosas não participam, para aumentar a neutralidade e “esfriar” o ambiente – observe que no tecido listrado o tom um tanto azulado do padrão inicial foi “puxado” para o azul - não temos que seguir absurdamente as cores da estampa inicial.
E por último, a poltrona vai para, por exemplo, o quarto de uma jovem, até uma menina – A estampa de “bolinhas” e a listrada são joviais sem serem infantis, os rosas aparecem no tom mais forte, mas aberto e no tom mais claro, bebê. Perfeito para a jovem menina, não acham ?
Então, combinar é uma arte difícil mas divertida e quanto mais vc treinar mais fácil será realizar. Mas não esqueça nunca o objetivo: A combinação tem que refletir o clima que vc deseja!
Outra observação: Qto mais estampas vc usar em uma combinação, mais difícil se torna executá-la e mais cuidado vc deve ter: Ambientes pequenos demais são difíceis mais ainda neste aspecto.
fonte; Simplesdecoracao
Continuando com as dicas
Couríssimos x Couro Ecológico
Atualmente a composição dos dois materiais são basicamante as mesmas, 70% de policloreto vinílico(PVC), 25% de poliéster e 5% de poliuretano.
Possui uma base em tecido 100% algodão e são fornecidos em 1.40m de largura.
A diferença básica entre eles esta na textura, o couro ecológico é mais macio e maleável e dependendo do modelo do estofado é mais adequado dando mais caimento ao produto.
O couríssimo possui uma gama muito grande de texturas e é o material que mais se assemelha ao couro natural.
Os materiais sintéticos como os corinos e corvins são 100% PVC e não possuem poliuretano.
O poliuretano fornece ao revestimento couríssimo e couro ecológico melhor aparência nas texturas (mais semelhante ao couro natural) e uma temperatura mais agradável e adequada tanto em regiões frias ou regiões muito quentes.
Os materiais sintéticos como os corinos e corvins com o decorrer do tempo ressecam e trincam, já os couros ecológicos e couríssimos são muito resistentes ao ressecamento mantendo-se macio e agradável por muito tempo.
São indicados para: Sofás, Almofada, Carros, Poltronas, Cadeira, Bolsas e etc.
fonte; artezanalnet.